Como otimizar o Windows 10.

É possível melhorar o desempenho do seu computador e deixá-lo mais rápido com algumas pequenas configurações. As dicas abaixo visam otimizar o desempenho de seu computador sem a necessidade de baixar programas. Faremos as configurações diretamente no Windows 10.

Desinstale os programas que voçê não utiliza.

Aplicativos não utilizados ocupam espaço na memória. No menu Iniciar procure por Painel de controle e depois clique em Desinstalar um programa na seção de programas. Isso também ajudará a liberar espaço no HD interno.

Desabilite os programas iniciados com o sistema.

Quando você liga o computador, alguns programas são iniciados automaticamente e executados em segundo plano. Você pode desabilitar esses programas para que eles não sejam executados na inicialização do computador. Os programas iniciados automaticamente só são úteis se voçê usa frequentemente, mas os que não são usados é melhor desabilitar para acelerar o tempo de carregamento do Windows.

Ajuste a aparência.

Efeitos visuais como usam recursos adicionais do sistema e reduzem o desempenho do computador, principalmente daqueles que possuem uma quantidade menor de memória RAM. Para ajustar a aparência digite na barra de pesquisa: "desempenho", e selecione “Ajustar a aparência e o desempenho do Windows” na lista de resultados. Na aba Efeitos Visuais, escolha "Ajustar para obter melhor desempenho" e clique em “Aplicar”. , ao final da página.

Ative o sensor de armazenamento.

O sensor de armazenamento é uma ferramenta nativa do Windows 10 que exclui arquivos desnecessários ou temporários no computador automaticamente, ajudando a liberar espaço. Para ativar o recurso, acesse: Iniciar - Configurações - Sistema - Armazenamento e desative.

Verifique os programas que estão consumindo mais memória.

É importante saber quais programas estão consumindo muita memória para poder encerrá-los e melhorar a performance do sistema. Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Del) e localize os aplicativos que aparecem no topo das colunas “CPU” e “Memória”. Em seguida, clique sobre um dos programas com o botão direito e pressione “Encerrar tarefa”. Uma vez que o comando fecha os aplicativos imediatamente, é importante ter cuidado para não encerrar softwares com atividades em andamento.

faça uma limpeza de disco.

Para realizar o procedimento, basta buscar por “limpeza de disco” (sem aspas) na caixa de pesquisa da barra de tarefas e selecionar o primeiro resultado exibido. Marque os tipos de arquivo que você deseja excluir e pressione “OK”. Caso queira otimizar ainda mais espaço, selecione a opção “Limpar arquivos do sistema”.

Desligue a indexação de busca.

O sistema de indexação do Windows tenta varrer todos arquivos, aplicativos e coisas que costuma utilizar para facilitar a busca, quando forem solicitados. O processo fica sendo executado em segundo plano, consumindo recursos.